E minha gente, as coisas andam movimentadas por aqui, como cheguei a comentar em um post anterior, a Rainha Elizabeth II veio aqui semana passada e hoje foi a vez do Presidente Barack Obama Visitar Dublin.
Entao comecarei falando do Obama, a Irlanda esta bombeando minha gente, ele veio visitar uma cidade pequena do interior chamada Moneygall, onde o tataravo dele morou, a tarde, na hora do cha como estava escrito no jornal, ele deu um grande discurso no College Green, no centro da cidade, onde foi montado um grande palco em frente ao Banco da Irlanda, no mesmo lugar onde o Presidente Bill Clinton discursou a 15 anos atras. Como eu estava de baba hoje a tarde nao pude comparecer ao discurso do Obama, mas vi tudo pela TV, o que foi bem mais fácil porque era muita gente por la, um belo discurso por sinal, ele inclusive desceu do palco para apertar a mao do publico. O evento também contou com a atracão de diversos artista e bandas aqui da volta, incluindo os gemeos Jedward, irlandeses que participaram da Eurovison duas semanas atras.
Momento histórico este para Irlanda e o povo daqui estava bem feliz, o homem mais poderoso do mundo veio reconhecer a terra natal de seus ancestrais.
Bom agora falando um pouco mais da visita da Rainha, que eu achei bem mais interessante, precisava ver que loucura era esta cidade em termos de segurança, para o Obama também mas com a rainha era preciso ter mais cuidado, contando com a maior operação de segurança ja criada no Estado, explicarei o porque. A visita da Rainha da Inglaterra foi um momento realmente histórico, pois a Irlanda pertenceu a Inglaterra por aproximadamente 800 anos, e a bem pouco tempo se tornou independente, porem como muitos sabem, existe a Republica da Irlanda, que e praticamente toda a ilha e e também a parte da qual Dublin faz parte, e a Irlanda do Norte, uma pequena parte ao norte da Ilha que ainda pertence a Inglaterra. Na época em que ocorreram varias guerras pela independência da Irlanda, um bravo guerreiro chamado Michael Collins lutou pela independência da ilha e acabou fazendo este acordo de ter quase toda a ilha independente, com excesso da pequena parte ao norte, desde entao muitas pessoas ficaram felizes e conformadas pois a Irlanda era livre e outras pessoas ainda queriam que toda a ilha fosse independente, enato começaram as guerras entre os próprios irlandeses, o que o pessoal daqui diz que foi muito triste. Bom espero que estejam entendendo o porque de tanta segurança na volta da rainha, muita gente nao queria esta visita, porem e a primeira depois que a Irlanda nao pertence mais a Inglaterra, em um simbólico ato de recomciliacao entre Britain e Ireland a Rainha veio visitar o 'Gardem of Remembrance' e levou algumas flores ao nacional monumento que homenageia aqueles que morreram resistindo as leis Britanicas. No jantar na noite de quarta feira, 18 de maio, no Castelo de Dublin a rainha surpreendeu o povo Irlandes iniciando o seu discurso em gaelico, a língua da irlanda que ainda e preservada e ensinada nas escolas. Mas também existiram momentos tensos, ficamos sabendo que a policia encontro uma bomba em um onibus na noite em que a rainha estava aqui. Achei uma reportagem interessante que explica um pouquinho melhor esta visita da Rainha, se quizerem dar uma olhada vale a pena: http://www.swissinfo.ch/por/internacional/Rainha_da_Inglaterra_oferece_solidariedade_e_pesar_a_Irlanda.html?cid=30266414
Ahh agora a parte boa, eu vi a Rainha… ta vi o carro dela mas foi legal assim mesmo, me senti participando de um momento histórico, ela passou bem ali na frente da escola, na O Connel street, coloco o video ai para vcs verem a carreata e a segurança esperando a Rainha. E minha gente, Ludmila também e historia, mas fico feliz de poder estar em Dublin no ano de 2011, ano em que dois importantes governantes vieram dar a benção a este pais!!!
Que chique heim amiga...
ResponderExcluireu estou em dublin e hoje mesmo vi o javier bardem. nao sei se ta gravando algum filme mas passou bem ao meu lado a pé. www.viagensdocasaldubaveliblogspot.com
ResponderExcluir