Pois estamos em época de férias escolares aqui na Europa minha gente, é verão!! Nós ainda não estamos de férias mas também aproveitamos para vir passear em Portugal. A idéia era passarmos uma semana na casa do nosso amigo Derny em São Féliz da Marinha - Espinho, perto de Porto, mas compramos a passagem para o dia 15 de julho e o Derny estaria em Portugal apenas no dia 17, então aproveitamos este intervalo para descer um pouco ao Sul do país e conhecer Lisboa, aqui descreverei o nosso itinerário nestes primeiros dias e descreverei um pouco das nossas aventuras!! Bom, chegamos em Portugal, Porto, dia 15 de Julho as 8 e meia da noite, desta vez tudo tranqüilo no aeroporto e pegamos um metro para Lapa, onde nos hospedamos no Hostel o Porto do Fado, gostamos do lugar e bem perto do centro histórico também, passamos apenas a noite lá e na manha do dia 16 fomos pegar o “Comboio” (trem) para Lisboa, uma linda viagem e bem rápida também, demoramos cerca de duas horas para quase atravessar Portugal. Chegando em Lisboa nos encantamos, corremos para o Hostel para deixar as malas, Hostel Olá- perto da Praça Marques do Pombal, e as 13:30 já estamos na rua a percorrer o centro de Lisboa.
Ita na Avenida da Liberdade - Lisboa.
No primeiro dia passeamos pela Avenida da Liberdade, com sua bela paisagem composta por árvores centenárias e onde podemos encontrar lojas como Armani e Louis Vuitton. Seguimos para a Baixa, hoje uma zona essencialmente comercial que foi reconstruída no século 18 depois do grande terremoto de 1755, aproveitamos então para andar de elétrico, o famoso bondinho, que nos levou a Igreja da Sé e a Igreja de Santo Antônio da Sé. Adorei ambas mas fiquei muito feliz com a Igreja de Santo Antônio, é claro que fiz os meus pedidos por lá né minha gente, e eu e a Ita
ajoelhamos no mesmo lugar que o Papa João Paulo II ajoelhou para rezar para Santo Antônio, também aproveitamos e visitamos o museu Antoniano ao lado da Igreja.
Meninas de Emaus já tenho material para minha próxima reunião hein!!!
Daí seguimos de elétrico novamente para o Castelo de São Jorge, antes do Castelo paramos em lindos terraços no bairro da Alfama, de onde podemos ver lindas paisagens da cidade, realmente encantador!! O passeio no Castelo também foi muito interessante, pois este fica no ponto mais alto da cidade e esta fortificação foi construída em meados do século XI.


Descendo novamente a Baixa pegamos o Elevador da Glória e subimos para o Chiado, o bairro mais artístico da cidade, onde tiramos foto com a estátua do nosso amigo Fernando Pessoa; para acabar a noite ainda demos uma volta pelo Bairro Alto, que hoje é o centro da vida noturna e cultural lisboeta, ai já estávamos muito cansadas e antes de voltar para o Hostel demos aquela passadinha básica no Supermercado Pingo Doce para comprar a nossa janta!! 
Algumas dicas para aqueles que pretendem fazer turismo em Portugal: a comida aqui é muito barata gente, e sempre encontramos uma padaria com os famosos salgados que muito bem conhecemos no Brasil e a preços bem acessíveis. Se quizer poupar ainda mais as comidas com a marca do Pingo Doce são ótimas e bem baratas, eu e a Ita compramos uma massa e atum e fizemos uma maravilhosa janta no Hostel. Outra dica importante é comprar o cartão VIVA, compramos no metro e com ele você paga E3,95 e anda 24hs de metro, ônibus e elétrico sem pagar nada mais, e ainda pode andar nos elevadores da cidade, vale muito a pena!!
Bom, a programação do segundo dia em Lisboa foi ir ao bairro de Belém, mas ainda cedo pela manhã pegamos o metro e fomos primeiro visitar o Parque das Nações, parque onde foi realizada a exposição mundial de 1998, cujo tema era “Os oceanos, um patrimônio para o futuro” contando com a participação de mais de 100 países em seus pavilhões. É uma área muito bonita e um mundo a parte em Lisboa, dá-se destaque ao Oceanário, que acredito ser um dos mais modernos existentes, não podemos visitá-lo pois o nosso tempo estava mio curto.

Seguimos então pela manhã para o Bairro de Belém, ai ficamos ainda mais encantadas com a beleza do lugar, visitamos a Torre de Belém e a Capela do Mosteiro dos Jerônimos, impossível descrever o que é aquela arquitetura minha gente, é o típico exemplo de arquitetura Manuelina, repleto de referências ao período dos descobrimentos, ele abriga os restos mortais de Luiz de Camões e de Vasco da Gama.
Torre de Belém
Mosteiro dos Jerônimos
Também tiramos foto com o Padrão do Descobrimento, um monumento erguido à beira do Rio Tejo que homenageia o período dos descobrimentos, e numa grande praça aberta tem-se no chão o mapa mundi identificando as colônias portuguesas da época.

O ponto alto do passeio foi a paradinha básica na Pastelaria de Belém, a mais antiga e tradicional fábrica que utiliza a receita dos pasteis de Belém do Mosteiro do Jerônimos. Esta sim foi um experiência realmente encantadora, amei os pasteis e estar naquele lugar que vi na televisão a uns anos atrás me fez lembrar que nada é impossível quando a gente sonha, pois também estive na pastelaria de Belém em Portugal.

Estamos adorando a nossa viagem, muito bom poder perceber nossas origens, e ainda conseguimos enxergar Pelotas muitas vezes ao olhar para o lado, na composição de um prédio, nas ruas de paralelepípedo, enfim, é um país muito alegre e quente, não só pelo clima, mas a paisagem colorida e as pessoas o tornam um país aconchegante.
Nos próximos posts seguirei contando os nossos passeios, já estivemos em Coimbra visitando o nosso amigo Rodrigo Rocha e agora estamos aqui muito bem acomodadas na casa do Derny em São Félix da Marinha, mas as aventuras continuam... hehehe, não demorarei a escrever o próximo post!!